terça-feira, 3 de abril de 2012

Resenha de "NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS"



O documentário de Marcelo Massagão mostra grandes fatos da história retratados em cenas em preto e branco. O título “Nós que aqui estamos por vós esperamos” se refere a pessoas já falecidas famosas ou anônimas que contribuíram de alguma forma, para mudar eventos importantes para a história da humanidade.
Acontecimentos no mundo e no Brasil são filmes no filme como a Segunda Guerra Mundial, a Queda do Muro de Berlim, a busca pelo ouro na Serra Pelada, a crise econômica da bolsa em 29, a conquista do voto feminino entre outras coisas.
O documentário é basicamente montado com cenas, trilhas e dados informativos que mostram avanços e transformações do mundo por fatos e pessoas.
Sem nenhuma narração ou off,a edição faz uma fusão de cenas em preto e branco ao som de músicas repetitivas,o que torna o documentário em alguns trechos cansativo, mas não menos interessante.
As conquistas da mulher também ganham destaque como o direito ao voto, a inserção no mercado de trabalho, mudanças no vestuário como o uso da minissaia, o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas e sua figura, se tornando cada vez mais agente de transformação social.
A montagem é surpreendente, pois consegue contar a historia de avanços sociais, científicos e tecnológicos em uma linha do tempo que retrata o século XX em 73 minutos.
O título do filme está em um letreiro de um cemitério na cidade de Paraibuna, interior de São Paulo. Um pouco de tudo se pode ver no trabalho de Massagão, desde cenas do filme de George Mélies “Viagem a Lua” a perfis psicológicos traçados de líderes mundiais como Gandhi, Mussolini,Lênin e Hitler.
Avanços tecnológicos como a chegada da luz elétrica, a viagem de Yuri Gagarin ao espaço, o rádio, a TV, a chegada da modernidade nos lares e a crescente evolução do ser humano entre outras transformações dos que partiram, mas deixaram suas conquistas.