segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que diria Estamira?

Aterro Sanitário de Gramacho | RJ
Sobre a  reportagem na TV Folha - "O fim do Maior Lixão da América Latina"
(http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1096278-tv-folha-mostra-fim-do-maior-lixao-da-america-latina-veja-integra.shtml)

O que diria a personagem-título do documentário do cineasta Marcos Prado, agora que o seu antigo lar será desativado? O cenário que também serviu para o Documentário que concorreu ao Oscar "Lixo Extraordinário" após 34 anos o Aterro do Gramacho as margens da Baía de Guanabara está sendo visto pelo Governo do Estado. 

Mas porque somente depois de mais de três décadas aquele ambiente fétido, sujo, contaminado e ganha-pao de muitos outros seres humanos, surge como tema para as questões ambientais?
De repente o meio ambiente ficou importante e comoveu as autoridades, de tal forma que o lugar está sendo limpo com uma tal rapidez, que podemos até pensar: Consciência Ambiental - A Gente vê por aqui!
As 70 milhões de toneladas de lixo jogadas indevidamente, próximo de dois rios e sob um mangue, sem qualquer cuidado estão sendo retiradas para dar lugar a um novo ambiente.

Na reportagem, o secretário da Prefeitura do Rio de Janeiro - Carlos Roberto Osório, afirma que o maior lixão a céu aberto e um dos maiores crimes ambientais do mundo, está sendo fechado por decisão política como uma alternativa real e sustentável e...
Espera! Como assim? 34 anos..não são dias.E o meio ambiente, e a saúde pública, e as crianças, homens,mulheres, animais, doenças..e a Estamira? Como assim? Eu não entendi!
Mas a preocupação do Governo do Estado do Rio de Janeiro é como Rio+20 , a conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável que vai ocorrer no próximo mês na cidade MARAVILHOSA.
As questões sociais também são outra preocupação. O que fazer com os moradores que fizeram do lixão duas casas.Indenizar, essa é a única alternativa viável para as pessoas que vivem do lixo, deixem o local.
O que fazer com o solo poluído por milhares de anos, uma terra como diz a matéria, condenada.Isso eles não falam.

Se bem que Estamira já dizia...


E quem sou eu para questionar a maior celebridade de Gramacho.